Pescadores artesanais da Bacia de Campos: a saúde pela perspectiva da (in)segurança alimentar

Autores

  • Mauro Macedo Campos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Moisés Machado Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Geraldo Márcio Timóteo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Paulo Belchior Mesquita Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

recursos públicos municipais, pescadores artesanais, segurança alimentar e nutricional, insegurança alimentar, saúde dos pescadores

Resumo

Este artigo parte do pressuposto de que a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é uma condição básica para uma vida saudável. Alimentação regular, em quantidade suficiente e com qualidade, é o primeiro passo contra a morbidade ou os fatores que levam ao adoecimento e à morte. A pesquisa de campo analisou as condições de SAN da população de pescadores artesanais de sete municípios localizados na Bacia de Campos. Os achados são preocupantes. Não condizem com os recursos recebidos pelos municípios, em termos de royalties e participações especiais, que se somam a outros repasses e fontes de arrecadação. Chama à atenção a urgência de programas de abastecimento alimentar. Os dados fazem parte do Projeto Pescarte, uma parceria entre UENF/Petrobras/Ibama.

Biografia do Autor

Mauro Macedo Campos, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Graduação em Ciências Econômicas, com especialização em Saúde Pública/Auditoria de Sistemas de Saúde, mestrado em Ciências Sociais: Gestão de Cidades e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Doutorado em Ciência Política pelo IFCH/UNICAMP. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Pública e Instituições Políticas, atuando nos seguintes temas: orçamento, auditoria e controle, organização partidária, accountability e financiamento partidário-eleitoral.

Moisés Machado, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Graduação em Ciências Econômicas pela UFMG, com mestrado em Administração Pública pela Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro. Atualmente é doutorando em Sociologia Política pela UENF. Experiência em Políticas Públicas (formulação, gestão, avaliação e monitoramento), com ênfase em Segurança Alimentar e Nutricional SAN (produção da agricultura familiar e abastecimento em equipamentos urbanos de abastecimento feiras, mercado privado e institucional). Fui secretário-executivo do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte (COMUSAN-BH) e membro efetivo do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA), onde atuei como relator da Comissão de Produção e Abastecimento.

Geraldo Márcio Timóteo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA) e Editor Chefe da Revista Eletrônica Agenda Social. Doutor em Sociologia pela UFMG, com estágio em estudos avançados em estatística aplicada as ciências sociais na Universidade do Texas, EUA, com bolsa sanduíche da CAPES. Possuo experiência como coordenador de equipe social multidisciplinar, já tendo prestado serviços à Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP-UFMG); Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e à Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, em processo de reassentamentos de famílias de baixa renda. Tenho experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nos seguintes temas: segregação espacial, mercado de trabalho, sociologia do trabalho, favela e desenvolvimento de comunidades. Coordenador do Projeto PEA/PESCARTE.

Paulo Belchior Mesquita, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Bacharel em Estatística (UERJ), Mestre em Engenharia de Produção (UENF), Atualmente é Pesquisador (Estatístico) na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Experiência em Liderança de Grandes Pesquisas, Atuou como Gerente Regional do IBGE Durante o Censo Demográfico 2010. Possuí Interesse em Séries Temporais, Análise Multivariada e Indicadores socioeconômicos.

Downloads

Publicado

2016-06-17

Como Citar

Campos, M. M., Machado, M., Timóteo, G. M., & Mesquita, P. B. (2016). Pescadores artesanais da Bacia de Campos: a saúde pela perspectiva da (in)segurança alimentar. Cadernos Metrópole, 18(36), 481–501. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2016-3609