Dinâmicas de expansão do arranjo urbano-regional Brasília-Anápolis-Goiânia

Autores

  • Marcos Bittar Haddad Economista, mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, doutorando do Programa de Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da Unicamp, bolsista Capes.
  • Rosa Moura Geógrafa, doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA/PNPD) e pesquisadora do Observatório das Metrópoles (INCT/CNPq).

Palavras-chave:

arranjo urbano-regional, expansão urbana, mercado imobiliário, Brasília, Anápolis, Goiânia

Resumo

Arranjos urbano-regionais constituem categoria socioespacial que articula aglomerações e centros em uma mesma unidade. Configuram-se sob célere qualificação/desqualificação de espaços pela redefinição de funções, criando territórios extensos, permeados por vazios. São representativos do estágio contemporâneo da metropolização, que passa a engendrar novas morfologias urbanas, articuladas e densas, ao mesmo tempo descontínuas, que sustentam a ampliação geográfica do processo de acumulação. Tomando como objeto o arranjo Brasília-Anápolis-Goiânia, discutem-se, neste artigo, suas atuais dinâmicas de expansão, a ação do setor imobiliário, sob forte influência da renda gerada pelo agronegócio, e as implicações regionais. Com particularidade no modelo de expansão de Goiânia e Anápolis, busca-se mostrar que a riqueza gerada no entorno induz a valorização urbana, contudo não rompe a desigualdade existente, que se acentua ao serem criados espaços cada vez mais fragmentados.

Downloads

Publicado

2016-06-17

Como Citar

Haddad, M. B., & Moura, R. (2016). Dinâmicas de expansão do arranjo urbano-regional Brasília-Anápolis-Goiânia. Cadernos Metrópole, 18(36), 503–533. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2016-3610