O espaço na geografia e o espaço da arquitetura: reflexões epistemológicas

Autores

  • Lucia Leitão Lúcia Leitão - Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, UFPE. Norma Lacerda - Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano Departamento de Arquitetura e Urbanismo, UFPE.
  • Norma Lacerda Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano

Palavras-chave:

espaço, teoria, geografia, arquitetura

Resumo

A geografia e a arquitetura constituem duas áreas do conhecimento, cujos respectivos corpos disciplinares se debruçam, aparentemente, sobre o mesmo objeto – o espaço. Esse é o ponto de partida destas notas teóricas, cujo objetivo é chamar a atenção para certas distinções epistemológicas nas aludidas áreas. Para tanto, na primeira parte, ressalta-se que, apenas a partir da década de 1970, o conceito de espaço se tornou alvo de análise crítica explícita por parte dos geógrafos, e anunciam-se possíveis diferenciações desse conceito, em confronto com a formulação teórica do espaço arquitetônico. Na segunda parte, indicam-se as especificidades teórico-metodológicas que definem o espaço arquitetural. Espera-se que as reflexões ora apresentadas contribuam para a minimização de possíveis confusões epistemológicas.

Biografia do Autor

Lucia Leitão, Lúcia Leitão - Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, UFPE. Norma Lacerda - Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano Departamento de Arquitetura e Urbanismo, UFPE.

Lúcia Leitão, arquiteta, UFPE, doutora em Arquitetura pela Universidade do Porto, com Pós doutorado na Université Paris Descartes, Sorbonne.
Norma Lacerda, arquiteta, UFPE, doutora em Géographie et Aménagement duTerritoire pela Sorbonne Nouvelle/Paris III e

Downloads

Publicado

2016-10-28

Como Citar

Leitão, L., & Lacerda, N. (2016). O espaço na geografia e o espaço da arquitetura: reflexões epistemológicas. Cadernos Metrópole, 18(37), 803–822. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2016-3709