A metrópole entre o neoliberalismo e o comum: disputas e alternativas na produção contemporânea do espaço

Autores

  • João Bosco Moura Tonucci Filho Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC-UFMG)
  • Felipe Nunes Coelho Magalhães Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC-UFMG)

Palavras-chave:

metrópole, neoliberalismo, financeirização, o comum, comum urbano

Resumo

Oposto às racionalidades neoliberais que tendem a estender os imperativos do mercado e da propriedade privada a todas as esferas da vida, o comum delineia a construção de formas cooperativas de produção e gestão de recursos compartilhados. Propomos, neste artigo, uma breve reflexão teórica acerca de como as contradições da produção do espaço da metrópole contemporânea podem ser compreendidas a partir do embate entre esses dois polos políticos contrapostos – o neoliberalismo e o comum. Para tanto, exploramos injunções e cruzamentos geo-históricos entre neoliberalismo e metrópole, assim como processos de endividamento e financeirização da cidade. Apresentamos as principais formulações críticas do comum e apontamos para a crescente relevância do comum urbano como alternativa à metrópole do neoliberalismo.

Biografia do Autor

João Bosco Moura Tonucci Filho, Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC-UFMG)

João Tonucci é bacharel em Ciências Econômicas (UFMG), mestre em Arquitetura e Urbanismo (USP) e doutorando em Geografia (UFMG). Realizou estágio doutoral no City Institute da York University, Toronto. Tem experiência em pesquisa, ensino e atuação profissional na área de Planejamento e Estudos Urbanos e Regionais, com ênfase nos seguintes temas:  teoria urbana, geografia crítica, teoria do planejamento, gestão metropolitana, desenvolvimento regional, políticas urbanas, megaeventos e economia política da urbanização. É pesquisador do Núcleo Belo Horizonte do INCT Observatório das Metrópoles, e integra os grupos de pesquisa Urbanização, Natureza e Desenvolvimento; Cosmópolis; e Indisciplinar (UFMG). Seus interesses específicos de pesquisa incluem: comum urbano, geografias metropolitanas, propriedade fundiária e informalidade, Henri Lefebvre, insurgências e planejamento radical. 

Felipe Nunes Coelho Magalhães, Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC-UFMG)

Professor adjunto do departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Ciências Econômicas (2004), com mestrado (2008) e doutorado (2015) em Geografia na UFMG. Tem experiência nas áreas de Planejamento Urbano e Geografia Econômica/Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria urbana contemporânea, neoliberalismo e produção do espaço, movimentos sociais urbanos, direito à cidade, regiões metropolitanas, planejamento metropolitano, cidade-região.

Downloads

Publicado

2017-08-06

Como Citar

Tonucci Filho, J. B. M., & Magalhães, F. N. C. (2017). A metrópole entre o neoliberalismo e o comum: disputas e alternativas na produção contemporânea do espaço. Cadernos Metrópole, 19(39), 433–454. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2017-3904