Rio de Janeiro: rumo a uma nova região metropolitana?

Autores

  • Joseane de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Denise Cunha Tavares Terra Universidade Estadual do Norte Fluminense

Palavras-chave:

região metropolitana, aglomerados urbanos, indicadores demográficos, Rio de Janeiro

Resumo

No estado do Rio de Janeiro, os aglomerados de Cabo Frio, Macaé-Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes foram considerados, pelo IBGE (2017), como casos especiais a serem acompanhados, tendo em vista estarem presentes algumas características “relevantes da urbanização brasileira”. A nosso ver, tais características podem estar relacionadas a um incipiente processo de metropolização, principalmente quando se considera que, na atualidade, o Brasil abriga distintos padrões de metrópole e que nem toda região metropolitana tem uma metrópole como polo. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo que está em curso nesses aglomerados, a fim de verificar se apresenta características de um processo de metropolização. Serão considerados alguns indicadores demográficos como densidade, migrações e pendularidade interaglomerados.

Biografia do Autor

Joseane de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e doutora em Demografia pelo Cedeplar/FACE/Universidade Federal de Minas Gerais. Professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), lotada no Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP) do Centro de Ciências do Homem (CCH). Docente nos cursos de Graduação em Administração Pública e Ciências Sociais e dos Programas de Pós Graduação em Sociologia Política(Permanente) e Políticas Sociais (Colaboradora). Docente no curso EAD de Licenciatura em Pedagogia, Fundação CECIERJ/Consórcio Cederj. Coordenadora do Curso de Graduação em Administração Pública desde Outubro de 2013. Áreas de pesquisa: migrações internas, migrações intrametropolitanas, expansão urbana e movimentos pendulares.

Denise Cunha Tavares Terra, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Candido Mendes - Campos (1981), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Foi coordenadora do Centro de Pesquisa Candido Mendes ( CEPECAM) entre 1986 e 2011.Atualmente é professora associada do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais .Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, gestão urbana, desigualdades socioespaciais, royalties do petróleo.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Souza, J. de, & Terra, D. C. T. (2017). Rio de Janeiro: rumo a uma nova região metropolitana?. Cadernos Metrópole, 19(40), 817–840. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2017-4006