Metropolização, aglomerações urbano-industriais e desenvolvimento regional no sul do Brasil

Autores

  • Paulo Roberto Rodrigues Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Observatório das Metrópoles

Palavras-chave:

metropolização, aglomerações urbanas, mundialização, desenvolvimento regional, Rio Grande do Sul (Brasil)

Resumo

O artigo trata das relações entre metropolização, aglomerações urbanas e o desenvolvimento regional. Partindo de uma revisão das tendências contemporâneas da metropolização, busca-se entender como o movimento de reestruturação espacial produtiva repercute nos espaços de urbanização concentrada, especialmente em regiões metropolitanas e aglomerações urbanas. Salientamos que ambos os conceitos são entendidos como formas espaciais, mais além da sua definição institucional. A partir desta análise, busca-se também entender como espaços em processo de ou vinculados à metropolização podem, com a articulação dos atores regionais, promover políticas de desenvolvimento regional, inclusive com sua conexão com a economia mundializada.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Rodrigues Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Observatório das Metrópoles

Doutor em Geografia Humana pela Universidad de Barcelona. Professor do Departmanento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do Observatório das Metrópoles - Núcleo Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2018-04-16

Como Citar

Soares, P. R. R. (2018). Metropolização, aglomerações urbano-industriais e desenvolvimento regional no sul do Brasil. Cadernos Metrópole, 20(41), 15–34. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2018-4101