Os sentidos da metrópole: balanço conceitual com base nas publicações dos Cadernos Metrópole

Autores

  • Olga Lucia Castreghini de Freitas-Firkowski Universidade Federal do Paraná
  • Patricia Baliski Instituto Federal do Paraná

Palavras-chave:

metrópole, metropolização, bibliometria, matriz teórico-conceitual, Cadernos Metrópole

Resumo

O propósito deste texto é contribuir com a compreensão de como a metrópole e a metropolização têm sido abordadas conceitualmente nos textos publicados no periódico científico Cadernos Metrópole. Isso porque, além de ele ser um dos periódicos especializados nessa temática, completa, em 2019, duas décadas de ininterrupta publicação, abrangendo exatamente o período em que tais objetos readquirem um destacado vigor conceitual. Inicialmente, realizou-se um levantamento de cunho bibliométrico, identificando os conceitos mais utilizados nos textos publicados, o que foi complementado pela leitura dos textos e pela busca de referências da matriz teórico-conceitual que os orientou.

Biografia do Autor

Olga Lucia Castreghini de Freitas-Firkowski, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutora pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná. Bolsista PQ-CNPq. Coordenadora do núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles.

Patricia Baliski, Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Instituto Federal do Paraná, campus União da Vitória.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Freitas-Firkowski, O. L. C. de, & Baliski, P. (2018). Os sentidos da metrópole: balanço conceitual com base nas publicações dos Cadernos Metrópole. Cadernos Metrópole, 20(43), 625–647. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2018-4301