Reestruturação metropolitana e dinâmicas imobiliárias: transformações recentes na Região Administrativa Venda Nova de Belo Horizonte-MG

Autores

  • Luciano dos Santos Diniz Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
  • Maura Pardini Bicudo Véras PUC-SP

Palavras-chave:

região metropolitana, planejamento estratégico, reestruturação econômico-espacial, dinâmicas imobiliárias, Venda Nova

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar o recente processo de reestruturação econômico-espacial implementado pelo Poder Público no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e sua influência na dinâmica imobiliária da Região Administrativa Venda Nova (RAVN). A reestruturação estratégica objetiva a diversificação da base industrial da RMBH, a partir da atração de novos investimentos e do fomento de polos de alta tecnologia. Ambiciona-se, com isso, maior inserção e competitividade dos municípios nos cenários nacional e global. A pesquisa demonstrou que as intervenções procedidas pelo Poder Público incluem grandes obras públicas de infraestrutura e de suporte a serviços, influindo determinantemente na transformação espacial da RAVN, em Belo Horizonte, mediante uma intensa valorização imobiliária e a elitização do espaço.

Biografia do Autor

Luciano dos Santos Diniz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutor em Ciências Sociais, professor adjunto I do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do CEFET/MG, pesquisador dos grupos de pesquisa NEPUR – Núcleo de Estudos e Pesquisa Urbana (PUC-SP) e LOGOS – Processos e Sistemas Decisórios em Arranjos Organizacionais (CEFET/MG)

Maura Pardini Bicudo Véras, PUC-SP

Doutora em Ciências Sociais, professora titular do Departamento de Sociologia da PUC-SP, pesquisadora do grupo de pesquisa NEPUR – Núcleo de Estudos e Pesquisa Urbana (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

Diniz, L. dos S., & Véras, M. P. B. (2019). Reestruturação metropolitana e dinâmicas imobiliárias: transformações recentes na Região Administrativa Venda Nova de Belo Horizonte-MG. Cadernos Metrópole, 21(44), 195–220. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4409