A construção social de um sistema de mobilidade inteligente: mapeando controvérsias no caso do Swisspass

Autores

  • Marcela de Moraes Batista Simão Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Rodrigo José Firmino Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Palavras-chave:

mapeamento de controvérsias, construção social das tecnologias, SwissPass, mobilidade inteligente, disputas de poder

Resumo

A ideia prevalente de cidades inteligentes pressupõe o uso de tecnologias digitais para uma gestão supostamente mais eficiente das dinâmicas urbanas. Há uma necessidade científica de se conhecer tais processos, a partir das ciências sociais. Dentre os vários setores da gestão urbana, o de mobilidade é um dos mais sensíveis a mudanças tecnológicas. O principal objetivo deste artigo é desconstruir historicamente o projeto SwissPass, e compreender suas nuanças sociotécnicas por meio da identificação de grupos sociais e interesses, bem como pelo mapeamento das controvérsias envolvidas na implementação desse sistema de mobilidade inteligente na Suíça. Os resultados indicam disputas de poder e um domínio do processo por grandes empresas estatais de transporte, além da dissipação das controvérsias por estratégias de convencimento concentradas em seu suposto papel inovador.

Biografia do Autor

Marcela de Moraes Batista Simão, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutaranda em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, formada em Adminstração pela Universidade Estadual de Pernambuco. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7466256689032028. 

Rodrigo José Firmino, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Newcastle University. Editor-chefe da revista urbe (www.scielo.br/urbe), e membro-fundador da LAVITS (www.lavits.org). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1468237540261340.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

Simão, M. de M. B., & Firmino, R. J. (2019). A construção social de um sistema de mobilidade inteligente: mapeando controvérsias no caso do Swisspass. Cadernos Metrópole, 21(44), 331–354. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4414