Urbanismo, ideologia e o comum: notas sobre a sociedade urbana pós-capitalista

Autores

  • Victor Augusto Campos Alves UFMG/PUC-MG

Palavras-chave:

comum, ideologia urbana, sociedade urbana, revolução urbana, direito à cidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as relações entre algumas contribuições consagradas dentro da teoria urbana, fazendo um contraponto lefebvriano ao problema da cidade e da transformação radical da sociedade. Ao tratar do tema do urbanismo, do papel das ideologias e dos novos movimentos sociais, foi empreendido um esforço de postular a validade da problemática de Marx para os dias atuais e de discutir a programática da transição para o comunismo tendo como horizonte uma nova “sociedade urbana” e tendo em conta também o problema do direito. Sob a rubrica do comum, o texto busca trazer alguns autores (neo) marxistas que retomam esste conceito e indicar de que modo uma interpretação não economicista da obra marxiana permite vislumbrar novos caminhos revolucionários.

Biografia do Autor

Victor Augusto Campos Alves, UFMG/PUC-MG

Mestrando em Ciências Sociais PUC-MG; Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG (o vínculo atual com a UFMG se refere a uma segunda graduação em curso no departamento de Filosofia)

Downloads

Publicado

2019-06-08

Como Citar

Alves, V. A. C. (2019). Urbanismo, ideologia e o comum: notas sobre a sociedade urbana pós-capitalista. Cadernos Metrópole, 21(45), 439–459. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4504