O transporte público coletivo sob a lógica da produção capitalista do espaço: uma análise do serviço de ônibus na Região Metropolitana do Recife

Autores

Palavras-chave:

transporte coletivo, produção do espaço, mobilidade periférica, arranjos institucionais, gestão metropolitana

Resumo

Nas sociedades urbanas atuais, o crescimento do papel do Estado convive com o processo de privatização dos serviços prestados por esse aparelho. A justificativa tradicional está na busca por maior competitividade e eficiência nos serviços prestados. Mesmo o Estado sendo cada vez mais indispensável na mediação entre os interesses privados e coletivos, no caso do transporte público coletivo, no contexto brasileiro, a lógica que o constituiu, enquanto serviço de “caráter essencial”, o exime da responsabilidade pública que lhe cabe, abrindo janelas para uma discussão em torno da dinâmica de gestão e de funcionamento desse equipamento. Este artigo analisa o transporte público coletivo, na Região Metropolitana do Recife, sob a lógica da produção capitalista do espaço.

Biografia do Autor

Marília do Nascimento Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Economista Doméstica graduada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve estudos na área de transporte público coletivo, questão urbana e produção do espaço.

Tomás de Albuquerque Lapa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em geografia pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbone. Professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, atuando no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano. Desenvolve pesquisas na área da conservação urbana integrada, patrimônio cultural, mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável.

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Publicado

2019-06-08

Como Citar

Silva, M. do N., & Lapa, T. de A. (2019). O transporte público coletivo sob a lógica da produção capitalista do espaço: uma análise do serviço de ônibus na Região Metropolitana do Recife. Cadernos Metrópole, 21(45), 511–530. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4507