Levantamento e análise dos arranjos espaciais decorrentes do processo de metropolização da Região de Maringá

Autores

  • Lilian Chirnev Professora do Curso de Gestão Pública do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar. Pesquisadora do Observatório das Metrópoles Núcleo RMM/UEM.
  • Ana Lúcia Rodrigues Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá-Departamento de Ciências Sociais, Coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo RMM/UEM, Maringá-PR-Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4708

Palavras-chave:

Região Metropolitana de Maringá, arranjos espaciais, estudos regionais, composição institucional e política, composição funcional

Resumo

A acelerada urbanização do Brasil gerou uma demanda por planejamento urbano, principalmente nas áreas metropolitanas fortemente marcadas por diferenças sociais e espaciais. No presente estudo, identificamos os padrões de organização do território da Região Metropolitana de Maringá, relacionados aos aspectos de caráter institucional, político e funcional, a partir da sistematização de diversos estudos atuais elaborados por institutos e entidades acadêmicas, com comparação entre os estudos abordados, mapeamento das informações e organização de indicadores, objetivando contribuir com a implementação do planejamento integrado regional e metropolitano no âmbito do Estatuto da Metrópole e subsidiá-la.

Biografia do Autor

Lilian Chirnev, Professora do Curso de Gestão Pública do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar. Pesquisadora do Observatório das Metrópoles Núcleo RMM/UEM.

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professora do Curso de Gestão Pública do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar. Pesquisadora do Observatório das Metrópoles Núcleo RMM/UEM. Maringá-PR-Brasil.

Ana Lúcia Rodrigues, Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá-Departamento de Ciências Sociais, Coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo RMM/UEM, Maringá-PR-Brasil.

Doutorado em Ciências Sociais-Sociologia pela PUC-SP com Pós-Doutorado em Urbanismo pela FAU-USP, Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá-Departamento de Ciências Sociais, Coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo RMM/UEM, Maringá-PR-Brasil.

Publicado

2019-11-30

Como Citar

Chirnev, L., & Rodrigues, A. L. (2019). Levantamento e análise dos arranjos espaciais decorrentes do processo de metropolização da Região de Maringá. Cadernos Metrópole, 22(47), 173–192. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4708