Políticas públicas, valorização da terra e metropolização: RMBH e o vetor industrial de expansão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4709

Palavras-chave:

metropolização, políticas públicas, valorização da terra, mercado da terra, Região Metropolitana de Belo Horizonte

Resumo

As especificidades da terra com relação aos demais bens configuram processos singulares de sua valorização e comercialização, em que o envolvimento dos agentes da produção do espaço é elemento estruturante na formação dos preços. O poder público, um desses agentes, apresenta papel notável, visto que possui a capacidade de controlar os possíveis usos da terra e, consequentemente, induzir atividades e empreendimentos que gerem atração do capital. Discute-se, neste artigo, a relação entre a atuação do poder público, a valorização da terra e a expansão de Belo Horizonte, desde seu plano inaugural até a metropolização, especialmente no “vetor oeste”, associado às atividades industriais desde os primórdios de sua expansão.

Biografia do Autor

Sofia Santos Lages, Universidade Federal de Minas Gerais

Arquiteta e Urbanista graduada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA-UFMG), com período sanduíche na École Nationale Supérieure d'Architecture et de Paysage de Lille (ENSAPL), na França. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, integrante do Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG (NPGAU).

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Lages, S. S. (2019). Políticas públicas, valorização da terra e metropolização: RMBH e o vetor industrial de expansão. Cadernos Metrópole, 22(47), 193–214. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4709