Plano Diretor Participativo, território e inundações em Rio do Sul/SC

Autores

  • Rodrigo Sartori Bogo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4810

Palavras-chave:

planejamento urbano, inundações urbanas, gestão urbana, sistema de informação geo gráfica, território

Resumo

O estudo deste artigo foi realizado com o objetivo de cruzar informações entre planejamento urbano e gestão de desastres naturais, tendo como objeto o município de Rio do Sul/SC. Foram interpoladas, utilizando SIG, camadas vetoriais de inundações ocorridas na cidade com o zoneamento do Plano Diretor Participativo. Tendo território como referencial teórico, discutiram-se as relações de poder envolvidas e os efeitos observados na morfologia urbana local. Buscou-se contribuir academicamente com análises técnicas e críticas de planejamento/gestão urbanas pós-Estatuto da Cidade, necessárias para casos de outras cidades da realidade brasileira. Concluiu-se que os técnicos responsáveis pelo Plano Diretor Participativo pouco consideraram as inundações no processo de composição desse instrumento, influenciando a atuação dos agentes espaciais e reforçando os processos de segregação que já ocorriam. 

Biografia do Autor

Rodrigo Sartori Bogo, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrando em Geografia (Desenvolvimento Regional e Urbano) no PPGGeo/UFSC. Pesquisador membro do Laboratório Cidade & Sociedade (GCN/UFSC).

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Sartori Bogo, R. (2020). Plano Diretor Participativo, território e inundações em Rio do Sul/SC. Cadernos Metrópole, 22(48), 555–578. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4810