Reflexões sobre o potencial desconhecido do pagamento por serviços ambientais como instrumento para a gestão de mananciais hídricos urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4812

Palavras-chave:

Pagamento por serviços ambientais, PSA, gestão de mananciais hídricos urbanos, gestão urbana, gestão ambiental urbana

Resumo

Esta pesquisa busca analisar a potencialidade de sistemas de pagamentos por serviços ambientais (PSA) como um instrumento para a gestão de mananciais hídricos urbanos. A metodologia de pesquisa baseia-se essencialmente na elaboração de um cenário ideal com o PSA, buscando observar em que momento do tempo no processo de expansão urbana esse instrumento poderia ser aplicado de forma a contribuir para que o manancial não perdesse sua função essencial de fornecer água em quantidade e qualidade necessária à população. Conclui-se que o PSA pode ser um instrumento potencial para a gestão de mananciais hídricos urbanos, desde que seja adotado em sua concepção “holística” ou em conjunto com demais instrumentos que garantam a provisão de serviços ambientais relacionados aos recursos hídricos.

Biografia do Autor

Ana Paula Coelho Schimaleski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Engenheira Ambiental formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), mestre e doutoranda em Gestão Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR, atuando na linha de pesquisa em Gestão e Tecnologias Ambientais. Suas pesquisas estão voltadas à gestão ambiental urbana, com ênfase nos temas: gestão de recursos hídricos urbanos; utilização do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como um instrumento de gestão; e integração do conceito de serviços ecossistêmicos à gestão ambiental urbana.

Carlos Mello Garcias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1992), área de concentração em Engenharia Urbana. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, representante titular para grupo de trabalho do Conselho Estadual de Meio Ambinete e conselheiro do Conselho Estadual de Meio Ambinete. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Saneamento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental urbana, avaliação ambiental, gestão urbana, planejamento urbano e residuos sólidos urbanos.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Coelho Schimaleski, A. P., & Mello Garcias, C. (2020). Reflexões sobre o potencial desconhecido do pagamento por serviços ambientais como instrumento para a gestão de mananciais hídricos urbanos. Cadernos Metrópole, 22(48), 601–616. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4812