Governar as metrópoles: questões, desafios e limitações para a constituição de novos territórios políticos

Autores

  • Christian Lefèvre

Palavras-chave:

metrópoles, governança, Estado, coletividades locais, território político

Resumo

Neste artigo, aborda-se a questão das dificuldades da constituição das metrópoles em territórios políticos. De fato, enquanto as metrópoles surgem cada vez mais como os espaços onde se apresentam os interesses e os desafios das sociedades capitalistas atuais,elas custam a se constituir em verdadeiros lugares políticos. A partir de uma análise comparativa, principalmente europeia, mas não exclusivamente, o autor mostra em que e por que os principais protagonistas metropolitanos – o Estado, as coletividades locais e a sociedade civil (as populações e as forças econômicas) – desenvolveram comportamentos e políticas em que as metrópoles não ocupam o lugar que lhes é dado pela literatura científica sobre a questão e pela retórica de inúmeros atores.

Biografia do Autor

Christian Lefèvre

Formado em Ciência Política e Planejamento e Urbanismo. Professor Pesquisador do LATTS e do Institut Français d’Urbanisme, da Université Paris Est Marne La Vallée (Paris, França). Responsável pela especialização Stratégies Métropolitaines du Master de l’IFU.

Downloads

Como Citar

Lefèvre, C. (2011). Governar as metrópoles: questões, desafios e limitações para a constituição de novos territórios políticos. Cadernos Metrópole, 11(22). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5936