Geografia política das eleições congressuais: a dinâmica de representação das áreas urbanas e metropolitanas no Brasil

Autores

  • Nelson Rojas de Carvalho

Palavras-chave:

geografia eleitoral, localismo, áreas metropolitanas

Resumo

Este artigo tem por finalidade proceder a uma análise de natureza exploratória sobre a geografia do voto dos deputados federais eleitos em nossas regiões metropolitanas e nas áreas mais urbanizadas do país. Duas são as preocupações que atravessam o artigo apresentado: avaliar a extensão da sub-representação dessas regiões e das áreas urbanas na Câmara dos Deputados, por um lado, e identificar, por outro, o padrão de distribuição de votos do que podemos designar por bancada metropolitana. Testamos e comprovamos ao longo do artigo duas hipóteses: a existência de uma significativa sub-representação daquelas áreas no Congresso e um padrão de votos concentrado de nossos deputados metropolitanos, padrão não previsto na tradição da sociologia eleitoral e que pode estar na base de um novo fenômeno: um paroquialismo metropolitano.

Biografia do Autor

Nelson Rojas de Carvalho

Mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Professor Adjunto de Ciência Política do Instituto Multidisciplinar do Departamento de História e Economia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil).

Downloads

Como Citar

Carvalho, N. R. de. (2011). Geografia política das eleições congressuais: a dinâmica de representação das áreas urbanas e metropolitanas no Brasil. Cadernos Metrópole, 11(22). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5939