Cultura política e Orçamento Participativo

Autores

  • Luciano Fedozzi

Palavras-chave:

orçamento participativo, cultura política, cidadania, capital social, nova cultura política

Resumo

O estudo analisa comparativamente dados construídos nas investigações realizadas com os Delegados do Orçamento Participativo de Porto Alegre e com a população de diversas regiões metropolitanas no país, no âmbito da pesquisa Cultura Política e Cidadania coordenada pelo Observatório das Metrópoles (IPPUR-UFRJ). Além da comparação referida, o exame focaliza outras duas questões principais entre os delegados do OP: (a) a existência de valores e de padrões de atuação expressivos da chamada Nova Cultura Política discutida internacionalmente; e (b) a verificação de possíveis transformações na consciência social, decorrente do tempo de participação no OP, representativas de uma cultura política democrática, de cidadania ativa e de fortalecimento do capital social.

Biografia do Autor

Luciano Fedozzi

Sociólogo, mestre e doutor em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, do Departamento de Sociologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil).

Downloads

Como Citar

Fedozzi, L. (2011). Cultura política e Orçamento Participativo. Cadernos Metrópole, 11(22). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5940