Entre a institucionalização e a vida quotidiana: elementos para repensar o espaço metropolitano de Brasília

Autores

  • Igor Catalão

Palavras-chave:

metropolização, espaço metropolitano, gestão metropolitana, mobilidade quotidiana, Brasília

Resumo

Buscando demonstrar que as discussões concernentes às problemáticas metropolitanas devem obrigatoriamente considerar a diferenciação existente entre a metrópole como realidade experienciada, como conceito e como definição político-administrativa, apresento aqui algumas ideias para reflexão. A partir da análise de Brasília – abordando as formas de articulação regional e a constituição de seu espaço metropolitano – e tendo em vista corroborar o entendimento de que é impossível pensar o espaço sem aceitar seu duplo papel de produto-produtor de relações sociais, busco explicar que existe uma diferença entre as regionalizações legal ou academicamente pensadas e o espaço compartilhado pela população que nele vive a fim de que se possam encontrar medidas eficientes de resolução dos problemas.

Biografia do Autor

Igor Catalão

Geógrafo pela Universidade de Brasília. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista e pela Université d’Avignon et des Pays de Vaucluse, França. Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Produção do Espaço e Redefinições Regionais” (GAsPERR) e da Unité Mixte de Recherche “Etude des Structures, des Processus d’Adaptation et des Changements de l’Espace” (UMR ESPACE).

Downloads

Como Citar

Catalão, I. (2011). Entre a institucionalização e a vida quotidiana: elementos para repensar o espaço metropolitano de Brasília. Cadernos Metrópole, 11(22). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5946