Planejamento numa sociedade em rede. Práticas de planejamento colaborativo no Brasil

Autores

  • Nilton Ricoy Torres

Palavras-chave:

participação, redes, planejamento, colaboração, governança

Resumo

Este trabalho aborda o planejamento como um pleito participativo onde todos os argumentos são discutidos através do debate democrático. Nessa formulação, o planejamento não é um cálculo estratégico, mas um diálogo interativo no qual os participantes constroem o consenso a partir do entendimento e da colaboração. O estudo analisa as experiências de movimentos sociais, planejadores e cidadãos diante de impasses e conflitos e, como estes, agindo de forma dialógica e cooperativa lidam com situações complexas para resolver problemas onde os poderes instituídos fracassaram. O trabalho discute a emergência das redes informais de planejamento e identifica seu papel no contexto da prática de planejamento brasileiro. Avalia-se em que medida estas redes indicam a emergência de um novo modo de governança urbana em gestação no século XXI?

Biografia do Autor

Nilton Ricoy Torres

Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais; mestre e doutor em planejamento urbano pela University of Pennsylvania; doutor em arquitetura pela Universidad Pollitecnica Madrid. Professor-doutor do Departamento de Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil).

Downloads

Como Citar

Torres, N. R. (2011). Planejamento numa sociedade em rede. Práticas de planejamento colaborativo no Brasil. Cadernos Metrópole, 11(22). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5948