Gestão metropolitana e gerenciamento integrado dos recursos hídricos

Autores

  • Paulo Roberto Ferreira Carneiro
  • Ana Lúcia de Paiva Britto

Palavras-chave:

gestão metropolitana, gestão de recursos hídricos, planejamento do uso do solo, baciasurbanas, controle de inundações

Resumo

O artigo trata da necessidade de integração do planejamento do uso do solo à gestão dos recursos hídricos, buscando estabelecer relações entre as formas de uso e ocupação do solo urbano e os problemas envolvendo as inundações urbanas. Que novos paradigmas de planejamento e gestão poderão emergir da articulação da política nacional de recursos hídricos com os novos instrumentos de ordenamento do uso do solo, de gestão consorciada de entes públicos e de saneamento básico, recentemente aprovadas? O artigo traz essas questões para o debate, propondo alternativas que conduzam à gestão integrada em bacias urbanas.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Ferreira Carneiro

Biólogo pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro; D.Sc. em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pesquisa e Pós-Graduação de Engenharia; Bolsista Recém-Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro junto ao Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pesquisador do Laboratório de Hidrologia e Estudos do Meio Ambiente do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pesquisa e Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil).

Ana Lúcia de Paiva Britto

Geógrafa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; doutora em urbanismo pelo Institut D’Urbanisme de Paris, da Université de Paris XII (Paris-Val-de-Marne); professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, PROURB-FAU-UFRJ, e pesquisadora do Observatório das Metrópoles (Rio de Janeiro, Brasil).

Downloads

Como Citar

Carneiro, P. R. F., & Britto, A. L. de P. (2011). Gestão metropolitana e gerenciamento integrado dos recursos hídricos. Cadernos Metrópole, 11(22). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5949