Elementos para uma sociologia dos espaços edificados em cidades: o “Conic” no Plano Piloto de Brasília

Autores

  • Brasilmar Ferreira Nunes

Palavras-chave:

Brasília, Conic, edifícios urbanos, sociabilidades urbanas, espaço construídoe sociedade

Resumo

O presente artigo procura discutir a relação do espaço construído e sociedade tomando como referência o Plano Piloto de Brasília e o seu Setor de Diversões Sul – SDS/Conic. Partindo da existência de múltiplas determinações na dinâmica da cidade, procura analisar a relação entre os usos de um centro comercial na área tombada de Brasília, o perfil dos seus usuários que em princípio se chocam com a proposta original de um ambiente mais sofisticado. Procura mostrar que a cidade, enquanto um fenômeno dinâmico, modifica propostas originais do planejamento e se adapta às necessidades de seus habitantes, numa estreita relação espaço e sociedade, de tal maneira que sociabilidades heterogêneas se articulam com espaços construídos heterogêneos. Mostra ainda que o Conic contribui para tornar a área tombada do Plano Piloto uma área urbana, na perspectiva sociológica: variada, densa e socialmente heterogênea.
Palavras-cha

Biografia do Autor

Brasilmar Ferreira Nunes

Doutor em Sociologia pela Université de Picardie – França. Professor titular de Sociologia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do CNPq (Rio de Janeiro, Brasil).

Downloads

Como Citar

Nunes, B. F. (2011). Elementos para uma sociologia dos espaços edificados em cidades: o “Conic” no Plano Piloto de Brasília. Cadernos Metrópole, (21). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5953