Regularização de assentamentos urbanos e sustentabilidade

Autores

  • Manoel Teixeira Azevedo Jr.

Palavras-chave:

regularização urbana, assentamentos informais, sustentabilidade urbana, Estatuto da Cidade, direito à cidade

Resumo

O presente artigo discute os programas de regularização de assentamentos informais ou de loteamentos irregulares do ponto de vista da sustentabilidade urbana, compreendida em sentido amplo, não só o da concepção do programa para cada assentamento em particular, mas, principalmente, o da relação desses programas com a lógica de produção do espaço da cidade como um todo, em especial de suas periferias. Para tal, aborda as possibilidades dos instrumentos de política urbana do Estatuto da Cidade para a reversão da permanente reprodução da precariedade das periferias e para a universalização do direito à cidade.

Biografia do Autor

Manoel Teixeira Azevedo Jr.

Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Minas Gerais, Brasil).

Downloads

Como Citar

Jr., M. T. A. (2011). Regularização de assentamentos urbanos e sustentabilidade. Cadernos Metrópole, (21). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5963