Regime de acumulação e configuração do território no Brasil

Autores

  • Lúcia Cony Faria Cidade
  • Glória Maria Vargas
  • Sérgio Ulisses Silva Jatobá

Palavras-chave:

regime de acumulação, território, região, desenvolvimento territorial, desenvolvimento regional, desenvolvimento espacial brasileiro

Resumo

No quadro cíclico de crise e recuperação da economia capitalista ao longo do século XX, a criação de um mercado mundial pressupunha uma relativa autonomia territorial dos Estados nacionais. Durante a acumulação intensiva, os espaços nacionais tendiam a apresentar sistemas urbanos hierárquicos, áreas polarizadas e, freqüentemente, desenvolvimento desigual. Com a reestruturação da economia mundial em direção à acumulação flexível, algumas das regularidades começaram a se modificar. Houve conseqüências sobre o desenvolvimento econômico e sobre a dinâmica espacial de diferentes países, como a intensificação do papel das redes. O texto busca compreender em que medida diferentes regimes de acumulação condicionam diferentes formas de configuração territorial. A análise toma o cenário internacional como contexto geral para processos históricos do desenvolvimento espacial brasileiro.

Biografia do Autor

Lúcia Cony Faria Cidade

Arquiteta, Mestre em Arquitetura, Mestre em Planejamento Urbano e Regional e PhD em Planejamento Urbano e Regional. Professora Associada da Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Centro de Desenvolvimento Sustentável e Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais (Distrito Federal, Brasil).

Glória Maria Vargas

Geógrafa, Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora da Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável (Distrito Federal, Brasil).

Sérgio Ulisses Silva Jatobá

Arquiteto, Doutor e Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Pesquisador e servidor público da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal e Universidade de Brasília do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais (Distrito Federal, Brasil).

Downloads

Como Citar

Cidade, L. C. F., Vargas, G. M., & Jatobá, S. U. S. (2012). Regime de acumulação e configuração do território no Brasil. Cadernos Metrópole, (20). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8634

Edição

Seção

Artigos