Modelos de ordenamento em confronto na área metropolitana de Lisboa: cidade alargada ou recentragem metropolitana?

Autores

  • Margarida Pereira
  • Fernando Nunes da Silva

Palavras-chave:

metropolização, cidade alargada, cidade compacta, planeamento regional, planeamento municipal, gestão do território

Resumo

O artigo aborda os modelos de ordenamento territorial em confronto no processo de metropolização da região de Lisboa. Um, a partir do planeamento municipal, formaliza a cidade alargada. Outro, concebido à escala regional, aposta na cidade compacta. A execução do modelo extensivo conduziu a uma estrutura de cidade distendida. Esta ocupação, objecto de críticas, permanece activa, bem como os factores que a induzem, o que justifica as reticências sobre a inversão de tendências com uma expressão que signifique mudança de paradigma. O modelo de contenção proposto pressupõe uma forte acção voluntarista da Administração e um envolvimento empenhado dos municípios nessa estratégia, (ainda) não salvaguardado. Por isso, identificam-se factores críticos na mudança que importa controlar para caminhar no sentido da convergência.

Biografia do Autor

Margarida Pereira

Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutoramento no ramo de Geografia e Planeamento Regional, especialidade de Planeamento e Gestão do Território, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora Auxiliar com Nomeação Definitiva no Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal).

Fernando Nunes da Silva

Licenciado em Engenharia Civil, ramo de Urbanização e Transportes, e Doutoramento no ramos da Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Professor Catedrático, no domínio da área científica de Urbanismo e Transportes, no Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico (Lisboa, Portugal).

Downloads

Como Citar

Pereira, M., & Silva, F. N. da. (2012). Modelos de ordenamento em confronto na área metropolitana de Lisboa: cidade alargada ou recentragem metropolitana?. Cadernos Metrópole, (20). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8657

Edição

Seção

Artigos