Território e experiência imigratória: os refugiados em São Paulo no pós-Segunda Guerra Mundial

Autores

  • Maria do Rosário Rolfsen Salles

Palavras-chave:

São Paulo, bairros, indústria, imigrantes, refugiados.

Resumo

O artigo resultou de pesquisa realizada junto ao Memorial do Imigrante, SP, cujo objetivo foi a construção de um banco de dados sobre a entrada de imigrantes refugiados em São Paulo, no pós-Segunda Guerra Mundial, entre 1947 e 1951. Trabalhou-se com uma amostra de pouco mais de 10%, de um total de mais de 5.000 fichas. Considerou-se a inserção dos imigrantes nas ocupações industriais e nas empresas empregadoras do período, a localização no território dessas empresas e residências, com o objetivo de entender as formas de agrupamento de cada uma das nacionalidades que compõem o grupo de imigrantes provenientes da Europa do Leste e que se encontravam em campos de refugiados. Os resultados revelam uma faceta da história urbana da imigração em São Paulo.

Biografia do Autor

Maria do Rosário Rolfsen Salles

Doutora Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista. Docente e pesquisadora junto ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo, Brasil).

Downloads

Como Citar

Salles, M. do R. R. (2012). Território e experiência imigratória: os refugiados em São Paulo no pós-Segunda Guerra Mundial. Cadernos Metrópole, (20). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8692

Edição

Seção

Artigos