Problemas ambientais urbanos: desafios para a elaboração de políticas públicas integradas

Autores

  • Lucia Sousa e Silva
  • Luciana Travassos

Palavras-chave:

problemas ambientais urbanos, políticas públicas, assentamentos precários, metrópoles, crescimento urbano.

Resumo

Os problemas ambientais urbanos se originam a partir do relacionamento entre os assentamentos humanos e seu suporte físico. Comumente apelidados de Agenda Marrom, tais problemas implicam o comprometimento dos recursos naturais das cidades e se associam à precarização da qualidade de vida das populações urbanas. O objetivo do presente artigo é contribuir para o entendimento da complexidade dos problemas ambientais urbanos, dando insumos para a formulação de políticas públicas que tenham como meta o alcance de condições socioambientais mais justas e equilibradas. A metodologia adotada foi a elaboração de um histórico pertinente à institucionalização das questões ambientais urbanas, bem como a realização de um estudo acerca das causas dos conflitos socioambientais urbanos contemporâneos. Por fim, buscou-se sistematizar os principais problemas ambientais urbanos, evidenciando sua conectividade.

Biografia do Autor

Lucia Sousa e Silva

Arquiteta urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Laboratório de Urbanismo da Metrópole da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil).

Luciana Travassos

Arquiteta urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Laboratório de Urbanismo da Metrópole da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil).

Downloads

Como Citar

Silva, L. S. e, & Travassos, L. (2012). Problemas ambientais urbanos: desafios para a elaboração de políticas públicas integradas. Cadernos Metrópole, (19). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8708

Edição

Seção

Artigos