Reflexões sobre o futuro da sustentabilidade urbana com base em um enfoque socioambiental

Autores

  • Laura Machado de Mello Bueno

Palavras-chave:

gestão urbana e ambiental, bacias hidrográficas, habitação e meio ambiente, adaptação, mudanças climáticas, meio ambiente urbano.

Resumo

Este artigo tem como objetivos apresentar propostas para planejamento, gestão e execução de intervenções em áreas urbanas e periurbanas com a aplicação de princípios de desenvolvimento sustentável como forma de aproximação com novos paradigmas para o desenvolvimento humano, que enfrentem de maneira integrada os desafios sociais e ambientais colocados para o mundo contemporâneo. Com base em pesquisas e atividades profissionais realizadas sobretudo entre 1999 e 2007, procurar-se-á apresentar a causalidade das formas de construção de nossas cidades em relação à crise ambiental, à crise social, à identificação dos atores políticos sociais, constrangimentos tecnológicos e econômicos envolvidos e propostas de mudanças para o desafio de se alcançar a justiça social e a qualidade ambiental.

Biografia do Autor

Laura Machado de Mello Bueno

Arquiteta urbanista, mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo, em Estruturas Ambientais Urbanas. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado em Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Líder do Grupo de Pesquisa Água no Meio Urbano (São Paulo, Brasil).

Downloads

Como Citar

Bueno, L. M. de M. (2012). Reflexões sobre o futuro da sustentabilidade urbana com base em um enfoque socioambiental. Cadernos Metrópole, (19). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8712

Edição

Seção

Artigos