Políticas ambientais e urbanas em áreas de mananciais: interfaces e conflitos

Autores

  • Angélica Tanus Benatti Alvim
  • Gilda Collet Bruna
  • Volia Regina Costa Kato

Palavras-chave:

gestão de bacia hidrográfica, política ambiental, política urbana, mananciais, Região Metropolitana de São Paulo, sub-bacia Guarapiranga

Resumo

A atual escassez da água motiva a busca de novos modelos de planejamento e gestão sustentáveis incorporando a bacia hidrográfica enquanto território e, ao mesmo tempo, conciliando o modelo político-administrativo pelo qual o Brasil se organiza. Este artigo discute as interfaces e os conflitos entre as políticas ambientais e urbanas que incidem em áreas protegidas com base nos instrumentos instituídos atualmente para as áreas de proteção dos mananciais da Região Metropolitana de São Paulo. Com base no caso da sub-bacia do Guarapiranga, debatem-se as possibilidades de articulação dos instrumentos implementados entre 2001 e 2006. Conclui-se que a efetividade dos instrumentos depende de um processo negociado entre instâncias de poder e a sociedade civil.

Biografia do Autor

Angélica Tanus Benatti Alvim

Arquiteta e urbanista, doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, Brasil).

Gilda Collet Bruna

Arquiteta e urbanista, livre docente da Faculdade de Arquitetura e urbanismo da Universidade de São Paulo, professora e coordenadora da Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, Brasil).

Volia Regina Costa Kato

Socióloga, mestre, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, Brasil).

Downloads

Como Citar

Alvim, A. T. B., Bruna, G. C., & Kato, V. R. C. (2012). Políticas ambientais e urbanas em áreas de mananciais: interfaces e conflitos. Cadernos Metrópole, (19). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8714

Edição

Seção

Artigos