Rede sociotécnica do direito à habitação e a configuração do espaço em Curitiba

Autores

  • Samira Kauchakje
  • Clovis Ultramari

Palavras-chave:

habitação, redes sociais, direitos sociais, Curitiba, proteção social

Resumo

Este artigo inicia uma discussão sobre a configuração do espaço urbano brasileiro com base na hipótese de que a legislação disponível para a garantia de direitos e para a proteção social ainda não migrou da palavra para a ação. A discussão é iniciada com uma pequena revisão histórica do estado e sua relação com populações necessitadas. O suporte para as conclusões é buscado nos resultados de uma pesquisa sobre a formação de uma rede sociotécnica de agentes sociais diversos, formada a partir da busca do direito à habitação no município de Curitiba. As conclusões chamam a atenção para o fato de que o estado, a despeito de não ser necessariamente excludente, impõe, em sua relação com a sociedade civil, tensões que distanciam, de fato, o buscado no arcabouço legal e aquilo observado na prática.

Biografia do Autor

Samira Kauchakje

Assistente Social, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, Pós-doutoranda em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – Ippur, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente no mestrado em Gestão Urbana na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Paraná, Brasil)

Clovis Ultramari

Arquiteto, doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Docente no mestrado em Gestão Urbana na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Paraná, Brasil)

Downloads

Como Citar

Kauchakje, S., & Ultramari, C. (2012). Rede sociotécnica do direito à habitação e a configuração do espaço em Curitiba. Cadernos Metrópole, (18). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8729

Edição

Seção

Artigos