Mercado imobiliário e estruturação do espaço na Região Metropolitana de Curitiba

Autores

  • Gislene Pereira
  • Madianita Nunes da Silva

Palavras-chave:

mercado imobiliário informal, aglomerado metropolitano de Curitiba, preço da moradia, ocupação irregular.

Resumo

O texto apresenta resultados preliminares de pesquisa realizada pelo LAURB – UFPR, e que tem como um dos seus objetivos analisar o papel do mercado imobiliário informal na estruturação do aglomerado metropolitano de Curitiba. Primeiro, apresentam-se as diferentes fases de organização do mercado imobiliário à luz da estruturação do aglomerado metropolitano. Posteriormente, relaciona-se os usos legal e ilegal do solo com a produção capitalista da cidade e procura-se explicitar a lógica de organização do mercado imobiliário como responsável pelo crescimento das ocupações irregulares na metrópole. Conclui-se demonstrando que a comercialização de imóveis nas áreas irregulares vem se consolidando como prática corrente e segue o mesmo padrão do mercado formal.

Biografia do Autor

Gislene Pereira

Arquiteta e urbanista, doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, professora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Laboratório de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (Paraná, Brasil). Coordenadora da pesquisa “Mercado Imobiliário e Estruturação do Espaço na Região Metropolitana de Curitiba”, Observatório das Metrópoles – Instituto do Milênio – CNPq.

Madianita Nunes da Silva

Arquiteta e urbanista, mestre em Geografia, professora substituta do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (Paraná, Brasil). Pesquisadora do Laboratório de Arquitetura e Urbanismo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná na pesquisa “Mercado Imobiliário e Estruturação do Espaço na Região Metropolitana de Curitiba”, Observatório das Metrópoles – Instituto do Milênio – CNPq.

Downloads

Como Citar

Pereira, G., & Silva, M. N. da. (2012). Mercado imobiliário e estruturação do espaço na Região Metropolitana de Curitiba. Cadernos Metrópole, (18). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8730

Edição

Seção

Artigos