O verde como estratégia de valorização imobiliária: a formação de um projeto urbanístico em São Paulo

Autores

  • Daniella Almeida Barroso

Palavras-chave:

urbanização, valorização imobiliária, metropolização, território urbano, segregação.

Resumo

O Projeto Urbanístico Panamby está implementado sobre o terreno da antiga Chácara Tangará, propriedade formada por Baby Pignatari para ser sua residência em meados dos anos 1950, comprada pela empresa Lubeca no fim da década de 1980. Ele integra a configuração do vetor sudoes te de investimentos imobiliários, onde se situam hoje os mais modernos edifícios de escritórios ligados à gestão da produção e do capital. Por se tratar de uma área com expressiva vegetação arbórea, a propriedade estava protegida por legislação ambiental e seu parcelamento foi objeto de negociação com a Prefeitura. Desse embate nasceu o Parque Burle Marx, área pública com gestão privada, que funciona como uma reserva de valor.

Biografia do Autor

Daniella Almeida Barroso

Bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil). Professora de Geografia da rede pública estadual de São Paulo.

Downloads

Como Citar

Barroso, D. A. (2012). O verde como estratégia de valorização imobiliária: a formação de um projeto urbanístico em São Paulo. Cadernos Metrópole, (18). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8734

Edição

Seção

Artigos