Segregação residencial, condição social e raça em Salvador

Autores

  • Inaiá Maria Moreira de Carvalho
  • Vanda Sá Barreto

Palavras-chave:

segregação residencial, raça, desigualdades sociais e raciais, regiões metropolitanas, Salvador.

Resumo

Este trabalho discute as articulações entre segregação residencial, posição social e raça em Salvador, a terceira maior metrópole brasileira, onde os negros tem uma presença particularmente expressiva na população. Para isto ele discute o caráter, a relevância e as diversas manifestações da segregação, abordando sua complexidade no caso brasileiro e suas características no tecido urbano de Salvador. Fundamentando-se empiricamente em dados censitários espacializados, o texto constata que a raça não constitui uma categoria insignificante para a análise dos processos de segregação residencial urbana, embora não tenha um caráter auto-evidente e, no caso de Salvador, assuma uma dimensão moderada, acentuando-se nas áreas residenciais superiores mas se reduzindo bastante nas áreas populares, onde pobres e negros estão concentrados.

Biografia do Autor

Inaiá Maria Moreira de Carvalho

Pesquisadora do Centro de Recursos Humanos da Universidade Federal da Bahia. Professora do Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica de Salvador e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (Bahia, Brasil). Bolsista do CNPq.

Vanda Sá Barreto

Socióloga, Especialista em Políticas Públicas para a População Negra.

Downloads

Como Citar

Carvalho, I. M. M. de, & Barreto, V. S. (2012). Segregação residencial, condição social e raça em Salvador. Cadernos Metrópole, (18). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8737

Edição

Seção

Artigos