Distrito Federal e Brasília: dinâmica urbana, violência e heterogeneidade social

Autores

  • Brasilmar Ferreira Nunes
  • Arthur Costa

Palavras-chave:

Brasília, heterogeneidade social, migrações, planejamento urbano, urbanismo, violência urbana.

Resumo

O presente texto discute a lógica de urbanização em curso no Distrito Federal (Brasília) a partir de dados de renda e população. Mostra como essas duas variáveis refletem a dualidade do processo de ocupação do espaço do Distrito Federal (Plano Piloto e cidades satélites). De um lado, a urbanização do Plano Piloto é planejada pelas agências responsáveis, tanto do Governo Distrital como Federal. Como resultado, constitui-se numa área homogênea do ponto de vista social onde está localizada a burocracia estatal e que detém padrões urbanísticos de primeira qualidade. De outro lado, observam-se as cidades satélites, onde impera a anarquia do mercado. Entre as regras restritas de uso do espaço e as lógicas “espontâneas” de sua ocupação estaria a origem do recrudescimento da violência urbana no Distrito Federal.

Biografia do Autor

Brasilmar Ferreira Nunes

Doutor em Sociologia e professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil e pesquisador bolsista do CNPq.

Arthur Costa

Doutor em Sociologia e professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília.

Downloads

Como Citar

Nunes, B. F., & Costa, A. (2012). Distrito Federal e Brasília: dinâmica urbana, violência e heterogeneidade social. Cadernos Metrópole, (17). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8762