Transformações urbanísticas na região metropolitana do Recife: um estudo prospectivo

Autores

  • Geraldo Marinho
  • Lúcia Leitão
  • Norma Lacerda

Palavras-chave:

globalização, dinâmica socioespacial, configuração espacial, RMR.

Resumo

O objetivo do texto é mostrar como, no interior de uma mesma região, neste caso em particular a Região Metropolitana do Recife (RMR), a distribuição recente das infra-estruturas econômicas e das grandes plantas industriais – fortemente impulsionadas pela inserção do Brasil no processo de globalização da economia – vem contribuindo para o desenvolvimento de dinâmicas territoriais diferenciadas. Essa realidade fica ainda mais notável quando se compara a área situada ao sul e oeste da RMR com a localizada no norte metropolitano. Nesse caso, percebem-se importantes implicações em termos da distribuição populacional e da dinâmica socioespacial. Além disso, a partir de procedimentos metodológicos próprios, foram identificados padrões de ocupação espacial de modo a apontar para uma provável configuração urbanística da metrópole recifense, considerando os próximos 25 anos.

Biografia do Autor

Geraldo Marinho

Arquiteto, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil).

Lúcia Leitão

Arquiteta, doutora, professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil).

Norma Lacerda

Arquiteta, doutora, professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil).

Downloads

Como Citar

Marinho, G., Leitão, L., & Lacerda, N. (2012). Transformações urbanísticas na região metropolitana do Recife: um estudo prospectivo. Cadernos Metrópole, (17). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8770