Planejamento e medição da qualidade de vida urbana

Autores

  • Jupira Gomes de Mendonça

Palavras-chave:

qualidade de vida urbana, indicadores de qualidade, acesso a recursos urbanos, inclusão social, habitação, planejamento urbano.

Resumo

Este trabalho visa contribuir para a discussão de indicadores de qualidade de vida, sob a ótica do planejamento urbano, apresentando reflexões acerca dos temas urbanísticos a serem considerados em processos de avaliação da qualidade de vida urbana. A partir de um quadro conceitual mais amplo, relacionado a princípios de universalidade, eqüidade, sustentabilidade e gestão democrática, norteadores de uma gestão pública comprometida com a inclusão social e territorial, são construídos três agrupamentos temáticos para pensar as variáveis componentes da medição da qualidade de vida na cidade, quais sejam: habitação, infra-estrutura e mobilidade; formas de organização urbana e ambiental e, finalmente, capacidade de gestão pública.

Biografia do Autor

Jupira Gomes de Mendonça

Arquiteta e urbanista, doutora em Planejamento Urbano e Regional. Professora do Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Como Citar

Mendonça, J. G. de. (2012). Planejamento e medição da qualidade de vida urbana. Cadernos Metrópole, (15). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8775