Estatuto da Cidade: aprovação e implantação

Autores

  • Sonia Nahas de Carvalho

Palavras-chave:

Estatuto da Cidade, plano diretor, condições institucionais, solo urbano, articulação de interesses, setor de produção imobiliária, municípios de Santos e São Paulo.

Resumo

Com o propósito de discutir a aprovação e a implantação do Estatuto da Cidade, o trabalho foi organizado em dois tópicos. No primeiro, a análise, ao identificar o Estatuto da Cidade como marco regulador das políticas urbanas no Brasil no período atual, salienta três ordens de questões que delimitam as condições institucionais necessárias à sua implementação: centralidade do plano diretor como instrumento de execução da política urbana; competência legal para a definição da função social da propriedade; e ênfase na gestão democrática das cidades. No segundo tópico, a análise explora as possibilidades políticas de implementação do Estatuto da Cidade, discutindo as hipóteses sobre a arena de política pública na qual se desenvolvem os conflitos em torno do solo urbano e as dificuldades de deslocamento para outra arena, a partir das experiências de elaboração de planos diretores nos municípios de Santos e São Paulo.

Biografia do Autor

Sonia Nahas de Carvalho

Socióloga. Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Downloads

Como Citar

Carvalho, S. N. de. (2012). Estatuto da Cidade: aprovação e implantação. Cadernos Metrópole, (15). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8776