Periferias de grandes cidades e movimentos populacionais

Autores

  • Ralfo Matos

Palavras-chave:

urbanização e pobreza, população e urbanização, periferização e migração, dinâmica urbana, grandes cidades, desenvolvimento urbano.

Resumo

O artigo procura refletir sobre o papel das grandes cidades na atualidade, valendo-se de aportes teóricos diversos e dados empíricos sobre pobreza, urbanização periférica e redistribuição da população no espaço. Apóia-se em uma perspectiva interdisciplinar que junta as questões urbanas contemporâneas com a história das cidades, o planejamento urbano, a geografia, a demografia e a economia. Concentra-se na discussão sobre migração e difusão da pobreza em grandes cidades, exemplificando com os casos das metrópoles São Paulo e Belo Horizonte, e evolui para a discussão sobre estratificação socioespacial e expansão de periferias, segregação e exclusão, piora das condições de vida, situação residencial das classes médias. Conclui observando que a grande cidade capitalista, mesmo internalizando conflitos, fragmentação, dinamismo e estagnação, pobreza e riqueza, mais acolhe populações de desvalidos do que expulsa.

Biografia do Autor

Ralfo Matos

Doutor em demografia na Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Como Citar

Matos, R. (2012). Periferias de grandes cidades e movimentos populacionais. Cadernos Metrópole, (13). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8800

Edição

Seção

Artigos