Gestão municipal versus gestão metropolitana: o caso da cidade de Salvador

Autores

  • Antônio Sérgio Araújo Fernandes

Palavras-chave:

gestão municipal, gestão metropolitana, Região Metropolitana de Salvador, prefeitura de Salvador, governo do estado da Bahia.

Resumo

O artigo busca discutir a evolução e o contexto atual de crise da gestão metropolitana de capitais no Brasil, com base na observação do caso da cidade de Salvador. Apesar da prevalência da gestão municipal nas capitais metropolitanas pós-Constituição de 1988, em Salvador verifica-se uma situação contrária à da maioria, uma vez que o órgão metropolitano estadual de planejamento não só se mantêm forte e ativo como se afirma ante a Prefeitura Municipal na gestão urbana da cidade. A explicação buscada para tanto é de natureza política e se refere à pouca importância da capital na política estadual. Esse aspecto gera efeitos singulares na relação entre prefeitura de Salvador e governo do estado da Bahia.

Biografia do Autor

Antônio Sérgio Araújo Fernandes

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de políticas públicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Araraquara.

Downloads

Como Citar

Fernandes, A. S. A. (2012). Gestão municipal versus gestão metropolitana: o caso da cidade de Salvador. Cadernos Metrópole, (11). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8814

Edição

Seção

Artigos