Governar as metrópoles: dilemas da recentralização

Autores

  • Raquel Rolnik
  • Nadia Somekh

Palavras-chave:

metrópoles, descentralização, participação democrática, região do Grande ABC.

Resumo

O artigo discute o fortalecimento do papel dos municípios na gestão de políticas públicas a partir das mudanças introduzidas com a Constituição de 1988. Está estruturado em três partes: a primeira reconstrói a trajetória da falência do modelo de gestão metropolitana no Brasil; a segunda trata do desafio da construção democrática do espaço político regional, juntando reflexões teóricas à análise do caso recente, do Grande ABC; na terceira parte são elencados alguns elementos para a construção de uma gestão democrática metropolitana, com base nas discussões anteriores.

Biografia do Autor

Raquel Rolnik

Arquiteta e urbanista. Mestre pela FAU-USP e doutora pela New York University. Professora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da PUC-Campinas. Coordenadora de Desenvolvimento Local do Instituto Pólis.

Nadia Somekh

Arquiteta e urbanista. Mestre e Doutora pela FAU-USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Secretária Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Santo André.

Downloads

Como Citar

Rolnik, R., & Somekh, N. (2012). Governar as metrópoles: dilemas da recentralização. Cadernos Metrópole, (08), 105–117. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9253

Edição

Seção

Artigos