IN MEMORIAM: POÉTICAS MIDIÁTICAS: DECLAMAÇÃO E RECITAÇÃO

Autores

  • Cármen Lúcia José Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39434

Palavras-chave:

Comunicação Poética, Dispositivos Midiáticos, Performance Vocal, Declamação, Recitação.

Resumo

Ao transformar a poesia literária em peça radiofônica, inevitavelmente, recupera-se a estrutura e os traços da poesia oral que, originariamente, apresentava-se em duas versões de composição da performance vocal: da declamação e da recitação. Inicialmente, usadas como sinônimas, na mídia radiofônica, foi possível produzir distinções que ampliam as possibilidades poéticas do ouvir. Além disso, ao realizar essa tradução, estamos envolvidos, de um lado, com a literatura, que busca romper com o uso comunicativo das palavras e, de outro, com o meio radiofônico, que está integralmente organizado como dispositivo midiático, que se produz por estruturas formulares, porque garantidas quanto ao reconhecimento. Neste capítulo, aprendemos como a Literatura e a Poesia Oral podem emprestar suas Vozes para contribuir como referência ao pensarmos a Voz da declamação e da recitação no meio radiofônico.

Biografia do Autor

Cármen Lúcia José, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Língua e Literatura Vernáculas pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP,1991) e doutorado pelo programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora titular da Universidade Sao Judas Tadeu integrante do Núcleo de Pesquisa em Comunicação: "Códigos e Linguagens: crítica, produção, memória" , na mesma Universidade. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: oralidade, sonoridade, poética, mito - mitificação - mídia, poesia oral - poesia em áudio - poesia brasileira, performance vocal -memória - tradução e mito, mitologia e mitificação. Como integrante do Núcleo de pesquisa, pesquisa na área de produção, crítica e memória do Rádio e das mídias sonoras. Diretora artística e responsável pela programação musical da Radioweb São Judas, postada no Portal da Universidade São Judas, em www.usjt.br Professora de Audioficção e de Documentário Radiofônico, no curso de especialização em Roteiro em Áudio e Audiovisual, pelo COGEAE, Puc-SP. Professora de Produção Publicitária:som, no Curso de Publicidade e Propaganda, na Pontifície Universidade Católica, em São Paulo. Professora de Roteiros Radiofônicos e Organização da Pordução em Rádio e Radioweb, na Universidade São Judas Tade. Cármen faleceu em 26/02/2017.

Referências

CAMPOS, Augusto. Teoria da Poesia Concreta. SP: Duas Cidades, 1975.

COHEN, Renato. Performance e contemporaneidade: da oralidade à cibercultura. In: Oralidade em tempo&espaço: colóquio Paul Zumthor. (org.) Jerusa Pires Ferreira. SP: Educ, 1999.

DAHLET, Véronique. A Entonação no Dialogismo Bakhtiniano. In: Bakhtin: Dialogismo. (org.) BRAIT, Beth. SP: Contexto, 2003.

JAKOBSON, Roman. Lingüística e Comunicação. SP: Cultrix. 1973.

JOSÉ, Carmen Lucia. SP: Puc, Programa de Pós-graduação em omunicação e Semiótica, tese de doutoramento. 1996.

MAIO, Sandro R. Voz, gesto da linguagem, Limiar do sim, irreparável silêncio. In: (org) OLIVEIRA, Maria Rosa de e PALO, Maria José. Agamben, Glissant, Zumthor. Voz, Pensamento. Linguagem, SP: EDUC, 2013.

MANGUEL, Alberto. Uma História de Leitura. SP: Cia das Letras. 1997.

ONG Walter. Oralidade e cultura escrita. SP: Papirus, 1998.

PIGNATARI, Décio. Comunicação Poética. SP: Cortez & Moraes, 2005.

SCHAFER, Murray. Ouvindo Pensante. SP: Edunesp, 1991.

SEDLMAYER, Sabrina. Giorgio Agamben: literatura e inoperosidade. In: OLIVEIRA, Maria Rosa de e PALO, Maria José.

Agamben, Glissant, Zumthor. Voz, Pensamento. Linguagem, SP: EDUC, 2013.

ZUMTHOR, PAUL. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Ed. UFMG, Humanitas, 2010.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos