O currículo enculturador de matemática na EJA

Autores

  • SIMONE BUENO PUC-SP
  • CÉLIA MARIA CAROLINO PIRES PUC-SP

Resumo

Resumo

Nosso estudo tem por objetivo investigar o Currículo de Educação de Jovens e Adultos. O referencial teórico baseia-se em trabalhos de Bishop (1999, 2002) acerca do Currículo de Matemática em uma perspectiva cultural, os estudos de Pires (2000) a respeito da organização curricular e Skovsmose (2010) com estudos referentes a critérios de escolha dos contextos dentro de um ambiente de aprendizagem em Matemática. O trabalho caracteriza-se por pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os dados coletados a partir do trabalho de campo, do material de análise e observação às aulas de Matemática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos, com foco na postura do professor ao selecionar e desenvolver os conteúdos propostos. Dessa forma  partir dos dados coletados e da análise realizada, espera-se que os resultados obtidos possam ser traduzidos em propostas que orientem e fomentem a reflexão do professor frente ao currículo de Matemática para a EJA, contribuindo para um processo reflexivo.

Palavras-chave: educação de jovens e adultos; currículo de matemática.

Abstract

Our study has the purpose to investigate the Mathematics Curriculum framed and practiced by a math teacher who works in the Education of Youth and Adults. The theoretical framework is based on the work of Bishop (1999,2002) on the Mathematics Curriculum in a cultural perspective, studies of Pires (2000) about the curriculum and Skovsmose (2010) with studies on the selection criteria for the contexts within a learning environment in mathematics. The work is characterized by the qualitative research case study. The data collected from the field work, material analysis and observation to Mathematics classes in a class of Youth and Adults, focusing on posture from teacher to select and develop the proposed contents. Thus from the data collected and the analysis performed, it is expected that the results can be translated into proposals to guide and encourage the reflection of the teacher across the mathematics curriculum for adult education, contributing to a reflective process.

Keywords: youth and adult education; mathematics curriculum .

Downloads

Publicado

2013-05-06

Edição

Seção

Artigos