Resolução de problemas nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: a influência das concepções dos professores na prática observada

Autores

  • MARIA TERESA M. RUZ MASTROIANNI PUC-SP
  • GERSON PASTRE DE OLIVEIRA PUC-SP

Resumo

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo investigar quais as concepções e crenças que professoras polivalentes do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de São Paulo têm sobre o tema Resolução de Problemas em aulas de Matemática, procurando refletir e compreender de que maneira exercem influência em sua prática, na elaboração de materiais e condução dessas aulas. A pesquisa surgiu de indagações advindas de uma investigação anterior, em forma de monografia, para conclusão de curso de pós-graduação lato sensu em Educação Matemática (2010), realizada com alunos do quinto ano do ensino fundamental dessa mesma escola sobre as dificuldades na leitura e interpretação de problemas matemáticos. Essas questões nos fizeram refletir quanto às opções metodológicas dos professores (posturas e atividades desenvolvidas), procurando indícios geradores de alguns comportamentos inseguros observados nos alunos perante atividades de resolução de problemas. A resolução de problemas, mais do que uma atividade, pode ser considerada um eixo metodológico nas aulas de matemática, permeando vários momentos didáticos e situações que permitam alguma problematização. Porém, entendemos que na maioria das vezes a teoria é desenvolvida na sala de aula como exercícios repetitivos, procedimentos padronizados já previstos pelo aluno e professor.

Palavras-chave: resolução de problemas; eixo metodológico; concepções e crenças; professoras polivalentes.

Abstract

This current work is part of an engoing research that aims to investigate the conceptions and beliefs that multipurpose teachers of a  private elementary school in São Paulo have on the topic “Problems solving” in math classes, trying to reflect on and understand how they influence their practice when they develop materials and conduct their ckasses. The research came up from previous investigations, in monograph work, to conclude the post- graduation course latu sensu in Mathematics Education (2010), carried out with fith year’s students of this Elementary  School about some difficulties in reading and problems comprehension they could have has in classes. Theses issues have made us reflect on methodologies and choices that teachers have (behavior and developed activities), looking for reasons about insecure behaviors which students have had towards problems solving. Solving problems are more than common activities, they could be considered as a methodological pillar in math classes, letting them enjoy some situations which allow them some reflection. However, we understand that most times the theory is diveloped in classes with the same exercises and procedures, which they have alrealy provided by teacher and mainly, by students.

Keywords: problem solving; methodological pillar;  conceptions and beliefs; multipurpose teachers.

Downloads

Publicado

2013-10-31

Edição

Seção

Artigos