Indícios de proporcionalidade e de enculturação matemática em livro didático da EJA

Autores

  • KÁTIA CRISTINA LIMA PUC-SP

Resumo

Resumo

Este artigo faz parte de nossos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa “Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores de Matemática” (DCForM), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e tem como foco de investigação o currículo de Matemática apresentado, conforme Sacristán (2000). Neste artigo, tivemos por objetivo analisar o currículo de Matemática apresentado para EJA, referente ao tema proporcionalidade sob a perspectiva das atividades matemáticas indicadas por Alan Bishop. Esta investigação foi norteada pela seguinte questão: Considerando as atividades matemáticas propostas por Bishop, quais aspectos para o desenvolvimento do pensamento proporcional podem ser identificados no livro didático do 8º ano da EJA ao propor o tema e atividades para a aprendizagem acerca da proporcionalidade? Para responder essa questão analisamos o livro de Matemática destinado à Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental II, referente ao 8º ano, por contemplar em sua abordagem a proporcionalidade. Na busca de respostas para a questão diretriz, fundamentamo-nos nas ideias relacionadas ao currículo enculturador na perspectiva de Bishop (1999), e, no que se refere ao tema proporcionalidade, utilizamos os cinco aspectos para o desenvolvimento do pensamento proporcional, propostos por Maranhão e Machado (2011). A análise dos livros nos mostrou que, ao abordarem o tema proporcionalidade, os autores apresentaram dois dos aspectos para o desenvolvimento do pensamento proporcional, deixando de contemplar os outros três definidos por Maranhão e Machado (2011), importantes para o desenvolvimento desse pensamento. Quanto às atividades propostas por Bishop, nosso olhar foi direcionado à atividade de Explicar, e percebemos que algumas passagens apontadas nas questões do livro favorecem o desenvolvimento dessa atividade, contudo quem poderá levar a cabo, e até mesmo propiciar ao aluno a participar dessa atividade de explicar, é o professor.

Palavras-chave: enculturação matemática; currículo de matemática; proporcionalidade; livro didático; educação matemática.

Abstract

This article is part of our studies developed in the Research Group “Curriculum Development and Training of Mathematics’ Teachers” (DCForM), from Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC - SP), and focuses on the research of mathematics curriculum presented according to Sacristán (2000). The goal of this article was to analyze the mathematics curriculum presented to Youth and Adults Education (EJA), on the proportionality topic from the perspective of mathematical activities denoted by Alan Bishop. This research was guided by the following question: Given the mathematical activities proposed by Bishop, which aspects of the development of proportional thought can be identified in the textbook of EJA’s eighth year when proportionality theme and activities are proposed? To answer this question we analyzed the Math book for EJA - Basic Education II, referring to the eighth year, because of its approach about proportionality. In the search for answers to the guideline question, we substantiated in the ideas related to the enculturation curriculum from Bishop’s perspective (1999), and, regarding the proportionality issue, we used the five aspects to the development of proportional thinking proposed by Maranhão and Machado (2011). The analysis of EJA books showed us that, in addressing the proportionality issue, the authors presented two aspects of the development of proportional thinking and did not contemplate the other three aspects set by Maranhão and Machado (2011) that are important for the development of this thought. Related to the activities proposed by Bishop, our gaze was directed to the Explaining activity, and we realized that some passages pointed out in the issues of the book favor the development of this activity, yet who can carry out, and even provide students to participate in this Explaining activity, is the teacher.

Keywords: enculturation mathematics; mathematics curriculum; proportionality; textbook; mathematics education.

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Publicado

2013-10-31

Edição

Seção

Artigos