A divisão por unidades pelo método da diferença: uma proposta de uso do ábaco de Gerbert (976)
Resumo
Resumo
O presente estudo trata-se de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento na qual aborda a construção de interfaces entre a história e o ensino da Aritmética em que pretende articular esses dois campos utilizando o manuseio de instrumentos antigos com base na leitura de textos históricos. Nessa perspectiva, foi realizado um estudo documental inicial a partir do texto Regula De Abaco Computi de Gerbert de Aurilac (946-1003) na versão de Chasles (1843) como suporte para o cálculo aritmético. Assim, este artigo tem como objetivo discutir a aplicação da divisão por unidades pelo método da diferença no Ábaco de Gerbert. Como resultados preliminares se verifica o caráter didático do texto de Gerbert que conduz compassadamente ao cálculo no instrumento, tornando o método replicável após mais de um milênio.
Palavras-chave: Regula De Abaco Computi; Ábaco de Gerbert; Divisão com diferença.
Abstract
The present study is a master's degree research under development that approaches the construction of interfaces between history and the teaching of Arithmetic, in which it intends to articulate these two fields using the manipulation of old instruments based on the reading of historical texts. In this perspective, an initial documentary research was made from the text Regula De Abaco Computi by Gerbert de Aurilac (946-1003) in the Chasles (1843) version as support for the arithmetic calculation. Thus, this article aims to discuss the application of division of units by the method of difference in Gerbert’s Abacus. As preliminary results, it’s possible to see the didactic character of the Gerbert’s text that leads slowly to the calculation in the instrument, making the method replicable after more than a millennium.
Keywords: Regula De Abaco Computi; Gerbert’s Abacus; Division with difference.