Uma breve visitação ao banco de teses e dissertações da CAPES: as articulações entre história da matemática e ensino com ênfase no estudo da trigonometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2019v8i2p48-57

Resumo

Resumo

Buscando analisar e compreender os argumentos atribuídos à inserção da História da Matemática no processo de ensino e aprendizagem, nos voltamos ao Banco de Teses e Dissertações da Capes e por meio de palavras chaves como História da Matemática, Educação Matemática e Trigonometria, selecionamos vinte e seis trabalhos que poderão atender nossas expectativas sobre como as pesquisas têm discutido sobre essa temática nos últimos dez anos (período de 2008 a 2017). Este texto faz parte de uma pesquisa (em andamento) de mestrado que busca, entre outras questões, uma reflexão metodológica e teórica sobre a articulação entre história e ensino da matemática.

Palavras-Chave: História da Matemática; Trigonometria; Ensino de Matemática.

Abstract

In order to analyze and understand the arguments attributed to the insertion of the History of Mathematics in the process of teaching and learning, we did a little survey on CAPES Repository of Thesis and Dissertations, using the keywords such as History of Mathematics, Mathematics Education and Trigonometry, and we selected twenty six works that can meet our expectations on how research has been discussing this topic over the last ten years (2008-2017). This paper is part of a master's research (in progress) which aims is to pursue among other issues a methodological and theoretical reflection on the articulation between history and math teaching.

Keywords: History of Mathematics; Trigonometry; Math Teaching

Biografia do Autor

FUMIKAZU SAITO, PUC-SP

Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática e Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência

Downloads

Publicado

2019-09-21

Edição

Seção

Artigos