O estudo de um problema da engenharia civil à luz da teoria a matemática no contexto das ciências

Autores

  • ALESSANDRO ROSA SILVA PUC-SP
  • GABRIEL LOUREIRO DE LIMA PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i1p52-62

Resumo

Resumo

Apresentamos por meio deste artigo um recorte do trabalho de doutorado que estamos desenvolvendo com o objetivo de discutir o ensino e a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias lineares (EDO) em um curso de Engenharia Civil. Como embasamento teórico, adotamos pressupostos da Matemática no Contexto das Ciências (MCC) e do modelo didático associado a tal referencial, o Modelo Didático da Matemática em Contexto (MoDiMaCo). Por meio de um livro texto utilizado como referência principal na disciplina não matemáticas do curso citado, guiada pela etapa central da metodologia Dipcing, inserida em uma das fases da MCC, a curricular, foi identificado, a partir desta análise, uma situação com potencial para gerar um evento contextualizado a partir de um problema clássico dessa habilitação de Engenharia. A proposta deste artigo é apresentar tal evento, bem como trazer uma análise a priori da situação de ensino, com o intuito de introduzir o conceito de equações diferenciais separáveis. Tais situações nos servirão de base para a construção de uma sequência de ensino contextualizando as EDO a ser desenvolvida em aulas para alunos dependência no curso de Engenharia Civil.

Palavras-chave: Educação Matemática; Engenharia; Equações Diferenciais Ordinárias; Matemática no Contexto da Ciência..

Abstract

This article presents a bibliographic research that aims to present an overview of the Through this article we present an excerpt of the doctoral work that we are developing with the objective of discussing the teaching and learning of linear Ordinary Differential Equations (EDO) in a Civil Engineering course. As a theoretical basis, we adopted assumptions of Mathematics in the Context of Sciences (MCC) and the didactic model associated with such reference, the Didactic Model of Mathematics in Context (MoDiMaCo). Through a textbook used as the main reference in the non-mathematical discipline of the mentioned course, guided by the central stage of the Dipcing methodology, inserted in one of the phases of the MCC, the curriculum, a situation with potential for generate a contextualized event from a classic problem of this Engineering qualification. The purpose of this article is to present such an event, as well as to bring an a priori analysis of the teaching situation, in order to introduce the concept of separable differential equations. Such situations will serve as a basis for the construction of a teaching sequence contextualizing the ODE to be developed in classes for dependency students in the Civil Engineering course.

Keywords: Mathematics Education; Engineering; Ordinary Differential Equations; Mathematics in the Context of Science

Downloads

Publicado

2020-06-15

Edição

Seção

Artigos