A presença das relações entre a álgebra e a aritmética na legislação escolar brasileira a partir da década de 50

Autores

  • ELLEN CASSIANO DE CARVALHO PUC-SP
  • BÁRBARA LUTAIF BIANCHINI PUC-SP
  • BENEDITO ANTÔNIO DA SILVA PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i1p128-139

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta elementos de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento, cujo objetivo é investigar como as relações entre a Álgebra e a Aritmética estão presentes na Legislação Escolar Brasileira a partir da década de 50. Para responder a essa questão está sendo feita a análise de documentos oficias da legislação escolar brasileira a partir da década de 50, tendo como ponto de partida as influências do Movimento da Matemática Moderna no Brasil, no que se refere ao ensino da Matemática no campo da Álgebra e da Aritmética, a (re)elaboração dos currículos escolares e também a adequação e elaboração dos documentos da legislação escolar brasileira. Para essa análise utilizaremos procedimentos da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin.

Palavras-chave: Álgebra; Aritmética; Documentos Oficiais.

Abstract

This article presents elements of a mater’s thesis in development. Its goal is to investigate how the relationships between Algebra and Arithmetic are presents in the Brazilian school legislation from the 50’s. To answer this question a analyze of the Brazilian school legislation from the 50’s has being done, starting with the influences of Modern Mathematics in Brazil, regarding the Mathematics learnig in the field of Algebra and Arithmetic, the (re) elaboration of school curricula and also the adequacy and elaboration of  Brazilian school legislation documents. For this analyze we are going to use procedures of Content Analysis in the perspective of Laurence Bardin.

Keywords: Algebra; Arithmetic; Official Documents

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Publicado

2020-06-15

Edição

Seção

Artigos