Programa Mais Educação São Paulo: o que revelam os documentos institucionais sobre o trabalho do professor

Autores

  • WANUSA RODRIGUES DA SILVA PUC-SP
  • ANA LÚCIA MANRIQUE PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2019v8i1p96-106

Resumo

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas mudanças propostas pela reorganização curricular do Programa Mais Educação São Paulo, presentes no texto de documentos institucionais, e que, a nosso ver, provocaram discussões e mobilizaram alterações na organização das escolas da rede municipal de ensino no período de 2013 a 2016. Como resultado da pesquisa documental feita em três documentos institucionais ligados à implementação do referido programa, analisamos, como categorias, os princípios que trouxeram mudanças significativas para o trabalho do professor de matemática dos ciclos interdisciplinar e autoral, a saber, a interdisciplinaridade, a docência compartilhada e a autoria. Concluímos que uma proposta desta natureza ganha o status de política pública e institucional, mas se legitima apenas quando seus princípios são incorporados coletivamente pela comunidade escolar. A análise categorial feita nos fornece elementos para posteriormente compreender como o programa foi incorporado nos discursos dos professores de matemática.

Palavras-Chave: Políticas públicas; Programa Mais Educação São Paulo; Trabalho docente.

Abstract

This article aims to present some changes proposed by the curricular reorganization of the Programa Mais Educação São Paulo (More Education São Paulo Program), present in the text of institutional documents, and which, in our view, provoked discussions and mobilized changes in the organization of municipal schools in the period of 2013 to 2016. As a result of the documentary research done in three institutional documents related to the implementation of program, we analyze as categories the principles that brought significant changes to the work of the mathematics teacher of the interdisciplinary and authorial cycles, namely, interdisciplinarity, shared teaching and authorship. We conclude that a proposal of this nature gains the status of public and institutional politics but legitimates only when its principles are incorporated collectively by the school community. The categorical analysis performed provides us with elements for the later understanding of how the program was incorporated into the mathematics teachers' discourses.

Keywords: Public policies; More Education São Paulo Program; Teachers' work.

 

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Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos