O PAPEL DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS NA CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Fernanda Pires
  • Angela Christina Lucas
  • Andre Luiz Fischer

Palavras-chave:

competências, sustentabilidade e gestão de pessoas

Resumo

Este artigo teve como objetivo discutir de que maneira o conceito da sustentabilidade está presente na estratégia e nas competências individuais definidas pelas organizações. Para essa discussão, o referencial teórico traz conceitos relacionados à sustentabilidade e às competências organizacionais e individuais. Para fins metodológicos, uma estratégia qualitativa em dois estudos de casos descritivos, CPFL Energia e Promon, empresas consideradas como referência em sustentabilidade segundo o Guia Exame de Sustentabilidade. Para a coleta de dados, utilizaram-se principalmente entrevistas e análise documental. Constatou-se que as duas organizações apresentam o conceito de sustentabilidade como perspectiva estratégica, adotando o conceito como um direcionador de suas competências individuais. Cada organização, a sua maneira, integrou as competências às suas políticas e práticas de RH, como seleção e avaliação de desempenho. Por fim, uma reflexão a partir dos casos possibilita compreender que o modelo de gestão por competências é um importante instrumento para o planejamento de RH uma vez que orienta suas políticas e práticas de gestão. As competências individuais tornam-se relevantes para a institucionalização da sustentabilidade e uma nova atitude do modelo de negócios.

Biografia do Autor

Fernanda Pires

Administradora pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestre em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Angela Christina Lucas

Administradora, mestre em administração e doutoranda em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), pesquisadora do Programa de Gestão de Pessoas da Fundação Instituto de Administração (PROGEP-FIA).

Andre Luiz Fischer

Professor Doutor e coordenador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Ciências Sociais e Doutor em Administração de Empresas pela FEA-USP. Coordenador de projetos de pesquisa e consultoria e do Curso

MBA em Recursos Humanos da Fundação Instituto de Administração (FIA). Principais áreas de atuação: Tendências de Mudança e Novos Modelos em Gestão de Recursos Humanos, Pesquisa e Gestão da Cultura e do

Clima Organizacional; Concepção e Coordenação de Programas de Desenvolvimento de Executivos, Pesquisa e

Modelagem de Sistemas de Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional.

Downloads